Conjunções Subordinativas Exercícios Com Gabarito 9 Ano

Em 2023, as conjunções subordinativas continuam sendo um componente fundamental da gramática portuguesa para estudantes do 9º ano. Estas palavras importantes conectam orações independentes (que podem ser frases completas) com orações subordinadas (que dependem de uma oração principal).

Conjunções Subordinativas Exercícios Com Gabarito 9 Ano

Exercícios De Conjunções Subordinativas Com Gabarito 7 Ano - FDPLEARN

Dominar o uso correto de conjunções subordinativas é essencial para construir frases complexas, expressar ideias de causa e efeito, comparação, tempo e condição, além de aperfeiçoar a escrita de textos mais sofisticados.

Este artigo apresenta uma série de exercícios práticos com respectivos gabaritos, especialmente elaborados para auxiliar os alunos do 9º ano na compreensão e aplicação eficaz das conjunções subordinativas.

Próximos a serem abordados estão os tipos mais comuns de conjunções subordinativas:

Conjunções de Subordinação Temporal: indicam a relação de tempo entre as orações. Exemplos: quando, como, antes que, depois que, desde que, enquanto, etc.

Conjunções de Subordinação Causal: expressam a causa de algo ou a razão pela qual algo acontece. Exemplos: como, pois, porque, já que, visto que, porquanto

For more information, click the button below.

Exercícios De Conjunções Subordinativas Com Gabarito 7 Ano - EDUCA

Exercícios De Conjunções Coordenativas E Subordinativas Com Gabarito 8 ...

Exercícios De Conjunções Coordenativas E Subordinativas Com Gabarito 8 ...

Conjunções Coordenativas Exercícios Com Gabarito 7 Ano - BRAINCP

-

Conjunções de Subordinação Condicional: demonstram uma condição para que algo aconteça. Exemplos: se, caso, contanto que, desde que

Conjunções de Subordinação Final: mostram o objetivo ou finalidade de algo. Exemplos: para que, a fim de, com o intuito de, para que, a fim de que, etc.

Conjunções de Subordinação Comparativa: estabelecem uma comparação entre duas coisas ou situações. Exemplo: **assim como, como, tanto quanto**

Conjunções de Subordinação Contrativa:** indica que a oração subordinada se opõe à ideia da oração principal. Exemplos: **embora, mesmo que, quer**

A prática é fundamental para o aprendizado. Por isso, resolva os exercícios abaixo para verificar seu entendimento sobre as conjunções subordinativas.

Com a prática constante desses exercícios e a compreensão das diversas funções das conjunções subordinativas, você estará pronto para usar essas ferramentas gramaticais com precisão e fluidez em suas redações e conversas.

Tags

Author

Veloz

Impulsionado por uma dedicação genuína à educação e pela vitalidade do cotidiano escolar, venho moldando minha caminhada profissional com o propósito de colaborar ativamente para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Uno fundamentos pedagógicos, vivência em sala de aula e uma escuta atenta e empática para criar propostas que respeitam as diferenças e reforçam a identidade singular de cada aluno. Minha formação acadêmica, aliada à prática diária, sustenta a construção de experiências de aprendizagem significativas, ancoradas no diálogo, na sensibilidade e na criatividade - wip.jcharles.com.